Calcule a sua freqüência cardíaca ideal

Introdução
Antes de começar qualquer tipo de atividade física, é importante que você conheça sua freqüência cardíaca de treinamento e, também, entender em qual nível de condicionamento você se encaixa. Pela freqüência cardíaca de treinamento você pode determinar a intensidade dos exercícios, para que eles façam o melhor efeito possível, sem que você, também, corra riscos.

Atenção: esta calculadora serve para determinar a freqüência cardíaca ideal com base nas fórmulas geralmente indicadas por professores de Educação Física. Para ter uma avaliação mais detalhada, ou se você tem histórico ou suspeita de doenças cardíacas, procure um médico ou um personal trainer.

Passo 1: determine o seu nível
Iniciante:
Uma pessoa é considerada iniciante quando ela não está praticando nenhuma atividade física até o momento e deseja começar a fazer algum exercício. A intensidade do exercício inicialmente é baixa para facilitar sua adaptação a ele e seu aumento é gradual conforme a evolução do praticante.

Intermediários: O grupo dos intermediários é composto por indivíduos que praticam atividades físicas como subir escadas, andar até a padaria, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim e caminhadas leves, ou seja, são pessoas mais ativas e que realizam exercícios em intensidades mais leves, geralmente duas vezes por semana.

Avançados: Por último, os avançados são aqueles que praticam exercícios regulares como corrida, caminhada, ciclismo, natação de 3 a 6 vezes por semana, com um condicionamento físico que permite realizar alguns treinos mais fortes.

Atenção: seja bem cuidadoso na determinação de seu nível de condicionamento para evitar qualquer dano à sua saúde. Na dúvida, opte sempre pelo nível menos desenvolvido.

 

Passo 2: Freqüência Cardíaca de Repouso
Uma maneira de garantir a segurança do seu treinamento é através do controle da freqüência cardíaca. Para saber qual a sua freqüência cardíaca ideal para a prática de atividades físicas, use nossa calculadora (que você encontra na próxima página).

Será necessário descobrir sua Freqüência Cardíaca de Repouso. Para isso, permaneça sentado, coloque os dedos indicador e médio na artéria do seu punho durante 15 segundos e conte quantas vezes você sentiu bater. Multiplique esse valor por 4 e sua Freqüência Cardíaca de Repouso estará determinada na unidade de batimentos por minuto.

Anote este número e, na próxima página, coloque os valores pedidos na calculadora e terá sua zona de treinamento adequada para a realização da atividade física desejada.

Informe, abaixo, sua idade e a freqüência cardíaca em repouso que você calculou no passo anterior. Nos boxes abaixo, você vai ver a freqüência cardíaca ideal (máxima e mínima) para você. Você deve apenas saber escolher se é iniciante, intermediário ou avançado.

Para concluir o teste acesse aqui e use a calculadora.

2 Respostas

  1. Depois passa lá no blog e pega seu prêmio!!!!!
    Abraços

  2. Faaala meu parceiro!! Passando aqui e conferindo os novos posts.

    Abraços e bom feriado pra ti cara

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