Bloqueio do WordPress no Brasil: mais uma Cicarelli da Justiça?

Uma ordem judicial da 31ª Vara Civel do Tribunal de Justiça de São Paulo, que pede o bloqueio de um blog do WordPress com conteúdo criminoso, pode retirar do ar todos os blogs hospedados no serviço, revelou a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet), nesta quarta-feira (09/04).

A associação foi intimada a tomar as providências necessárias para tirar do ar o site – cujo endereço corre sob segredo de justiça.

> Blog: mais uma Cicarelli?

“Tecnicamente falando, contudo, não há como bloquear só um endereço. O bloqueio só pode ser feito por meio de IP e, então, todos os blogs do WordPress sairão do ar”, explica o presidente do conselho diretor executivo da Abranet, Eduardo Parajo.

“Mais de 3 milhões de brasileiros acessaram blogs do WordPress em fevereiro deste ano, informa o Ibope/NetRatings. A audiência equivale a 13,9% dos acessos residenciais ativos registrados no País em fevereiro. “Há um ano, o WordPress tinha apenas 618 mil leitores”, destaca José Calazans, analista de internet do Ibope Inteligência.”

> WordPress explode no Brasil

O presidente da Abranet revela que, graças a este fator, “o WordPress está encaminhando uma documentação explicando que, por questões técnicas, não é possível bloquear só um endereço e que isso afetará outros usuários.”

Segundo Parajo, a indicação da Abranet é que o juiz solicite diretamente que o WordPress remova o site ao invés de fazer um bloqueio pelo IP.

O pedido judicial remete ao caso do vídeo de Daniela Cicarelli e seu namorado fazendo sexo em uma praia da Espanha, que foi divulgado no YouTube.

Anúncios

Uma resposta

  1. Definitivamente não é mais um caso Cicarelli. Ao que se sabe, neste processo existem uma pessoa que foi exposta pelo seu ex e deseja impedir que sitauções ocorridas na privacidade do casal sejam expostas em público, ato justo e legal.

    Infelizmente a erronea interpretação da abranet, impossibilidade tecnica de bloquear só um blog e a curiosidade morbida coletiva de querer ver oq ue foi proibido por rodem judicial levaram a histeria coletiva ora anunciada.

    Fiz alguns comentários a respeito da dificuldade do Direito em tratar do caso no meu blog e te convido a ler no link http://direitodigital.blog.br/

    At,,

    josé Vitor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: