Campanha para doação de sangue no Rio de Janeiro

doe_sangue

O Blog do The Best vem incorporar uma campanha muito importante para a população do Rio de Janeiro. Como todos sabem o Rio de Janeiro está sob uma epidemia de dengue e tem muitos, mas muitos mesmo, casos de dengue hemorrágica.

Se você pode doar sangue, doe e salve vidas!!!

Um paciente com dengue hemorrágica necessita de plaquetas, que são retiradas do sangue doado. Uma pessoa com dengue hemorrágica consome o equivalente a sete bolsas de sangue, ou seja, sete doações.

Por isso é muito importante que a doação de sangue deja feita pelas pessoas que podem faze-la. Veja o que é preciso e se você pode doar sangue clicando aqui.

Você pode doar sangue no HEMORIO (Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Tel: 2299-9442)  ou em qualquer local descrito aqui.

O que é a dengue Hemorrágica?

Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença – é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e falecimento.

Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.

Qual o tratamento da Dengue?

O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença. O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor. Se o paciente apresenta um sangramento grave, ele deve receber tratamento específico em um hospital. Não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a Aspirina ou AAS) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue. O Ministério da Saúde recomenda o uso de acetaminofen para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 g por dia.

O que fazer quando estou com suspeita de Dengue?

A primeira coisa é não tomar o ácido acetilsalicílico para controlar a dor e febre e a segunda é procurar um posto médico ou um hospital para obter orientação médica.

Retirado na íntegra do Blog do The Best

2 Respostas

  1. Olá parceiro, tem um MEME para você no meu blog, passa lá e confere. Abraços

  2. Olá parceiro; tem meme no meu blog pra vc…

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: