TIM e Google anunciam parceria para buscas e YouTube no celular

A TIM e o Google Brasil anunciaram nesta terça-feira (29/01) uma parceria em que  telefones celulares habilitados pela operadora contarão com o sistema de buscas e o site de vídeos YouTube do Google.

Segundo o acordo, o YouTube contará com um ícone dedicado na interface do portal da TIM. Segundo os executivos das companhias, a busca será integrada no serviço do portal até o final de 2008.

Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil, ambos os produtos deverão ser os primeiros que o buscador integrará em serviços de operadoras nacionais, com previsões do Gmail, Picasa e até mesmo a plataforma publicitária AdSense for Mobile, lançada oficialmente em setembro de 2007.

Segundo acordo do tipo fechado pelo buscador no mercado mundial (o primeiro foi feito no Japão), o acordo entre Tim e Google é preferencial para a operadora italiana, embora não seja exclusivo – Hohagen, porém, não quis comentar possíveis futuros acordos no setor de telefonia.

Já disponível em versão móvel para usuários de todas as operadoras brasileiras, vídeos reproduzidos pelo YouTube móvel serão cobrados a 1,50 real por MB, em modelo de negócios que exclui usuários de planos fechados de acesso.

A atualização da rede da TIM, que arrematou licenças de 3G de alcance nacional no leilão promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações no final de 2007, deverá incentivar a troca de celulares 2G para os que suportem a nova tecnologia, o que levará a maior consumo dos serviços, afirmou Mario Cesar de Araújo, presidente da Tim Participações.

O anúncio segue parceria semelhante fechada entre o rival Yahoo e a operadora Telefônica no final do ano passado, que já está disponível para usuários brasileiros por meio dos celulares da Vivo.

A movimentação tanto de Google como de Yahoo sinaliza o início da corrida dos buscadores por um mercado potencialmente gigantesco e ainda pouco explorado por empresas de internet: o uso de sistemas de buscas em um setor de altíssima penetração como o da telefonia móvel.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: