Vírus de MSN troca língua do sistema

Um novo vírus para Windows XP foi encontrado na rede de mensagens instantâneas da Microsoft, Windows Live Messenger (anteriormente conhecido como MSN Messenger), e tem como principal característica a de mudar sua abordagem de acordo com o idioma da possível vítima.
O Channel Register informou que o IRCBOT-RB tenta enganar o usuário com a técnica clássica de envio de mensagens com links que levariam para supostas fotos de sites de redes sociais como MySpace e Facebook. No texto, um convite pergunta se o usuário quer ver as fotos antes que elas sejam enviadas para o Facebook.
Ao clicar no link, o usuário incauto é levado para sites maliciosos que tentam explorar falhas e baixar novos malwares, que colocam o sistema infectado à disposição de uma rede. A diferença desta nova praga é a capacidade de se modificar de acordo com a linguagem do sistema operacional afetado, um fator extra que seria capaz de convencer alguns usuários a caírem na armadilha.
Segundo a Trend Micro, o trojan abre uma imagem quando se instala corretamente, mostrando uma foto distorcida de um rosto, provavelmente tirada com uma webcam, com o título de janela “don´t laugh, haha!!” (em português “não ria, haha !!”).
Recomenda-se a qualquer usuário não cair na tentação de clicar em links suspeitos distribuídos em qualquer rede de mensagem instantânea, a menos que se tenha certeza da origem, e também suspeitar de mensagens que se refiram a redes sociais online.
O site Trend Micro possui uma ferramenta que pode limpar o vírus, acessível no link “Solution” em tinyurl.com/39lg5t.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: