Perdeu o número do recibo da última declaração? Então veja o que fazer

SÃO PAULO – A Receita Federal informou que, a partir deste ano, será obrigatória a apresentação do número do recibo da última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, no momento em que estiver sendo feita a prestação de contas atual. De acordo com a consultoria tributária IOB, sem o fornecimento deste dado, o processo não será finalizado.
Caso o contribuinte tenha perdido o documento com o código e não haja possibilidade de resgatá-lo, é necessário ir até uma agência da Receita, munido da carteira de identidade e do CPF (Cadastro da Pessoa Física), para solicitá-lo. O número é liberado na hora, sem custo. A IOB aconselha que a medida seja tomada o quanto antes, porque a demanda para a solicitação deve aumentar consideravelmente neste ano.
Formas de resgatar
Segundo o órgão federal, é possível resgatar as informações no computador ou no disquete em que a declaração de 2007, ano-base 2006, foi entregue. Veja:
  • Envio por disquete: no disquete, constarão dois arquivos, um contendo a declaração e outro contendo o recibo. Neste caso, para imprimir o recibo, é preciso abrir o programa DIRPF, inserir o disquete com a declaração na Unidade A, selecionar “Declaração”, “Imprimir” e “Recibo”; depois disso, é preciso clicar na unidade A.
  • Envio por disco rígido: a declaração e o recibo deverão estar gravados na pasta C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas ou outro diretório informado pelo contribuinte. Neste caso, para imprimir o recibo, é necessário abrir o programa DIRPF, selecionar “Declaração”, “Imprimir” e “Recibo”; depois disso, é preciso clicar na unidadeC.
O programa gerador da DIRPF trabalha com qualidade de impressão em modo normal, A4 e impressora padrão. Portanto, antes de tudo, verifique se a impressora está configurada devidamente. A alteração do modo impressão só é reconhecida após a reinicialização do programa DIRPF.
A IOB lembrou ainda que o número do recibo de entrega da declaração é substituído pelo código da última retificação.
Início das declarações
A Receita Federal recebe, a partir de 3 de março, a declaração do Imposto de Renda 2008, ano-base 2007, em seu site (www.receita.fazenda.gov.br), pelos Correios, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. São esperados 24,5 milhões de formulários até 30 de abril, data final para a entrega da documentação.
Todos aqueles que tiveram rendimentos brutos tributáveis acima de R$ 15.764,28 no ano passado precisam prestar contas ao Fisco, podendo escolher entre duas formas de fazê-lo: pelo modelo completo ou simplificado. O primeiro é indicado àqueles que possuam gastos com plano de saúde e dependentes, escola particular e investimentos. Pelo modelo simples, o processo é mais rápido, mas as deduções são substituídas por um desconto padrão de 20%, limitado a R$ 11.699,72.
A maioria da população enviou em 2007 a declaração de forma digital, seja pelo meio on-line, seja por meio do download do programa de IRPF – ambos disponíveis no site da Receita. No ano passado, do total de 23,270 milhões de documentos entregues, 22,517 milhões (96,76%) foram despachados pelo meio programa Receitanet e 383 mil pelo meio eletrônico. A opção papel foi escolhida por cerca de 370 mil pessoas, ou 1,6% do total.
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: